domingo, 15 de julho de 2007

abaixo hipocrisia


Não é a primeira vez que vejo essa foto, com legendas de conscientização no orkut. A última que ví, vinha com a seguinte descrição:
"Qual sua maior preocupação? Onde vai ser a próxima balada? Se você tá lindo nas fotos do orkut? Se o seu tênis é último modelo? Se o som do seu carro é o mais alto da galera? Se o seu cabelo tá bem liso? Ah, tá, você odeia política. Você é "maior vibe", sente pena, faz sinal de paz nas fotos da rave, mas acha um saco ler sobre a guerra e sobre a violência, sobre trabalho escravo, sobre a fome e a pobreza, né? Porque a vida é uma festa e você não quer parar, né? ACORDA! O Mundo não é um parque de diversão! Esse mundo é SEU também. FAÇA A SUA PARTE, mesmo que pequena. Que a esperança seja um sentimento constante em cada ser que habita este planeta; que a humildade e o respeito residam na alma e no coração de todos e que saibamos amar e respeitar o próximo como a nós mesmos. Incrível né? Uma pessoa que não tem o que comer, que vive dia após dia de sofrimento, e esperança de uma vida melhor, ainda tem forças pra sorrir. Vamos valorizar nossas vidas, e fazer por onde. CRESÇA!"
O bizarro, pra mim, é que a pessoa que postou isso em seu orkut, não condiz com a preocupação. Ao lado da triste realidade mundial, faz caras e bocas com legendas do tipo: "euXinhAaAa nUUnn xOOu LindAAh?" Ou seja, além de assassinar, o bom e velho português - com esse vocabulário pra lá de "EMUxooo" – ainda se contradiz, descaradamente. Claro que a internet é um veículo de livre expressão e acredito que todo mundo deve tentar vender seu peixe utilizando-a da melhor maneira possível... Mas por favor, não sejamos hipócritas. A hipocrisia existe, e eu sou hipócrita, assim como você. E é como boa hipócrita, que dou um grito: ABAIXO HIPOCRISIA! Se a foto me entristece? Sim. Mas se eu não movo uma palha para mudar o quadro - talvez porque o problema não me afete diretamente – eu não posso exigir que você pense nisso, certo? ... então, pense nisso ;)